terça-feira, 5 de abril de 2011

(Des)Aprendendo os princípios da administração pública no detran-pb


       Com uma parte da manhã e a tarde no Detran PB consegui (des)apender uma parte dos princípios da administração pública brasileira. Mais conhecida por suas iniciais LIMPE e que está escrito no art. 37 da nossa Constituição Federal de 1988.
Nesta terça, de manhã, fui tirar o documento do carro, com todos os boletos pagos. Iniciando pela a letra "L" de legalidade, que mostra que o servidor e o administrador público só pode fazer o que está escrito na lei. E na hora do atendimento, percebi que o computador, usando o sistema operacional Microsoft Windows XP, tinha aquele famoso ícone que mostrava que o referido sistema é pirata. PI-RA-TA! Piratão! 


É permitido um programa desses numa repartição pública ?
Não consegui resolver. O sistema mostrou que eu não tinha pago o IPVA. Então, fui a tarde no detran de mangabeira.
Estando na sala de finanças, na espera há pelo menos 30 minutos, e apenas uma pessoa atendendo e 3 computadores parados sem ninguém, uma senhora dizendo que trabalhava(eu não vi crachá nenhum) lá, furou a fila para resolver um problema de um documento dela, que por sinal igual ao meu, e o outro servidor, o único que estava computador resolveu o problema, na minha frente e de mais 2 e assim matando outro princípio, esse da letra "I" de Impessoalidade. A mulher que furou, eu reclamei e ela ainda saiu rindo da minha cara, praticamente uma tapa na cara do princípio da moralidade(letra "M").
Chegou a minha vez, vi o problema, que era uma débito que tinha em 2004, e até hoje o carro foi emplacado e nunca tivemos esse problema. Nem o único servidor sabia o porquê aconteceu isso e para mim, faltou o princípio da letra "P" de publicidade.
Finalizando o dia, depois de 1 hora e 30 minutos, resolvi a "pendenga", já que o débito fora prescrito. E assim, liberando o almejado documento. No entanto, coitado do princípio da Eficiência, "E", após longos 7 anos, esqueceram de cobrar e ainda tive que ficar indo de lá para cá.
Engraçado se não fosse trágico que aprendemos com os erros bizarros de alguns servidores públicos nos "ensinam" que é o descaso com nós que necessitamos de seus serviços. É preciso que a administração "LIMPE" esse pessoal com reciclagem. 

Nenhum comentário: